Desconstrução Construtiva

Que impacto ambiental está por detrás de um simples gesto de consumo de um ananás que vem, por exemplo, da Costa Rica? A metodologia da desconstrução construtiva permite que, através da colocação de perguntas, os alunos descrevam todas as fases do processo pelo qual um determinado produto passa, para que nos chegue de outro continente. Todo o processo tem, inevitavelmente, elevados níveis de dependência dos combustíveis fósseis, desde os mecanismos das monoculturas, até às embalagens de plástico, passando pelos transportes entre os produtores e superfície comercial onde adquirimos. Também é interessante, para além dos transportes, aprofundar a questão das monoculturas e o respetivo  uso de pesticidas e fertilizantes que interfere nos ecossistemas, na nossa alimentação e, consequentemente, na nossa saúde. Esta metodologia é realizável com qualquer nível de ensino, pelo que este determinará a complexificação que o / a facilitador/a pretende realizar. Esta atividade foi dinamizada pelas nossas parceiras Wakeseed – Núcleo de Horticultura Sustentável.

Plano_Sessão_Desconstrução Construtiva

Publicado em Blogue | Tags , , , , |

Água

As propostas de atividades sobre a Água foram dinamizadas com o 9ºF da Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha, mas adaptável a outros níveis. Em grupos, os alunos iniciaram um trabalho de reflexão sobre a água que consomem nas suas ações diárias, realizando um cálculo médio. Leram e debateram acerca de uma reportagem sobre a água que consumimos indiretamente e recalcularam os seus gastos. Apresentaram novamente os seus trabalhos, confrontando as semelhanças ou diferenças entre os diversos grupos. A sucessão de atividades permitiu uma compreensão dos gastos efetivos de água, da água efetivamente disponível no planeta e das soluções para combater o seu desperdício.

Plano_Sessão_1_Água

Reportagem – A água que consumimos mas não vemos

Plano_Sessão_2_Água

Publicado em Blogue | Tags , , |

Género

Esta proposta de sessão  tem como objetivos principais identificar características que constroem os papéis de género na nossa sociedade, refletir sobre em que medida as mensagens que os meios de comunicação e a publicidade reforçam esses mesmos papéis e reconhecer soluções e formas de ultrapassar as limitações que os códigos de género impõem.

Plano_Sessão_Género

Publicado em Blogue | Tags , , , |

Direitos Humanos

A proposta de trabalho sobre os Direitos Humanos parte de uma atividade que tem como objetivos os alunos darem-se a conhecer e a estreitar laços com os colegas. Partindo desta atividade de cariz empático, a abordagem aos Direitos Humanos torna-se mais próxima da realidade de cada aluno enquanto ser humano que tem direitos consagrados e o que cada um de nós pode e deve fazer para assegurar os direitos de todos e de cada um de nós.

Plano_Sessão_Direitos Humanos

Publicado em Blogue | Tags , , |

Liberdade de Expressão

Esta sessão foi dinamizada com as turmas da EB1 Gil Vicente, em Queijas, depois de jogarem o Jogo dos Direitos da Criança e estarem familiarizados com eles. A sessão tem como objetivos principais refletir sobre a Liberdade de Expressão, partindo das experiências das crianças.

Plano_Sessão_Liberdade de Expressão

Publicado em Blogue | Tags , , |

Fotografia Humana

Esta atividade tem como objetivos principais refletir sobre o conceito e identificar os diversos tipos de violência, de forma a evitá-la ou resolvê-la.

Plano_Sessão_Fotografia Humana

Publicado em Blogue | Tags , , |

Ambiente

Esta atividade tem como objetivos principais conhecer refletir e debater sobre o que as crianças consideram desejável e negativo no ambiente que as rodeiam. Na proposta, os alunos ilustraram o que consideram um ambiente desejável e não desejável, no que concerne ao ambiente natural, mas também relativamente ao “não palpável”, que pode não se ver, mas que se sente. As ilustrações foram afixadas, os alunos convidados a observar a exposição e partiu-se para análise e debate sobre o que observaram, o que pensam, e o que se pode fazer para construirmos ambientes desejáveis.

Plano_Sessão_Ambiente

Publicado em Blogue | Tags , |

Género

Esta atividade foi dinamizada na EB1 Gil Vicente, em Queijas, e tem por objetivo promover a reflexão para os papéis de Género na nossa sociedade. Partindo do conto de fadas em que os papéis estão invertidos, é possível desenvolver um debate muito interessante com as crianças.

Plano_Sessão_Género

Conto de Fadas

Publicado em Blogue | Tags , |

Bens e Necessidades

Esta atividade foi desenvolvida na EB 1 Gil Vicente, em Queijas, e tem por objetivo promover a reflexão acerca das prioridades de cada pessoa, assim como o debate e a negociação. Pode ser adaptado a outras faixas etárias e usado como ponto de partida para trabalhar Direitos Humanos.

bens e necessidades

bens e necessidades

Plano_Sessão_Bens e Necessidades

Cartões – Bens e Necessidades

Publicado em Blogue | Tags , , |

Jogo dos Direitos da Criança

Este jogo foi criado para turmas do 2º ano da EB1 Gil Vicente, em Queijas. É adaptável também ao 3º e 4º anos. Poderá ser jogado por crianças do 1º ano, se devidamente apoiadas na leitura, competência que o jogo exige aos participantes.


Plano_Sessão_Direitos da Criança

Regras do Jogo dos Direitos da Criança

Carta dos Direitos da Criança

Tabuleiro de Jogo Direitos da Criança

Lista-Direitos e Penalizações

Cartões-Penalizações

Publicado em Blogue | Tags , |